Os Açores têm sido, ultimamente,
distinguidos a nível internacional como destino turístico. Ainda agora está
nomeado pela European Consumer’s Choice para Melhor Destino Europeu 2016.
O Observatório do Turismo dos
Açores efetuou no passado verão um inquérito à satisfação do turista que visita
os Açores. Este documento é importante para os operadores desta área poderem
tirar conclusões para irem ao encontro dos vontades e necessidades dos turistas
que nos visitam.
Cerca de 61% dos inquiridos
responderam que fizeram as suas reservas de viagem através de canais online,
tal como está já acontecer com outros destinos.
Mais de metade (55,8%) dos
inquiridos vieram do estrangeiro, sobretudo da Alemanha (destacada com mais de
20%), dos Países Baixos, Espanha e Estados Unidos da América e considera que o
preço é justo pela qualidade oferecida. É também curioso verificar que a faixa
etária com mais turistas se situa entre os 45 e os 55 anos (com 27,1%) e que os
profissionais liberais e quadros superiores representam mais de metade dos
inquiridos.
A maior parte escolheu os Açores
(37,7%) por recomendação de familiares e amigos, seguindo-se a internet. As
agências de viagens surgem em terceiro lugar na influência que tiveram na
escolha do destino Açores. A grande maioria escolheu o voo tradicional para
chegar e sair da Região.
Por fim verifica-se que 96,6% dos
inquiridos serão capazes de recomendar uma visita aos Açores e 71,3% pensa em
voltar à Região.
Promover a qualificação dos
profissionais turísticos, melhorar a comunicação sobre os eventos que decorrem
nas diversas ilhas, disponibilizar mais opções tarifárias no transporte aéreo, melhorar
a mobilidade inter-ilhas e a informação sobre transportes públicos, são algumas
sugestões apresentadas pelos inquiridos que podem dar pistas para melhorar o
sector.
A consolidação de um destino
turístico demora muito tempo e consome muitos recursos financeiros. É um
processo que deve ser avaliado permanentemente para corrigir o que tiver de ser
corrigido e alterar o que tiver de ser alterado.
Esta atividade, que vale milhões,
está sujeita a uma enorme concorrência e em constante mudança, razão pela qual
há que estar atento às preferências dos turistas e às tendências do mercado.
Sem comentários:
Enviar um comentário