24 de outubro de 2005

Mais à frente


Um dos principais desafios de hoje para uma Autarquia é a melhoria da sua imagem e da sua qualidade, pressupostos que possam contribuir para criação de impulsos capazes de gerar mais valias e ideias de interesse geral. Depois é preciso distribuir responsabilidades às Juntas de Freguesias, como entidades mais próximas das populações, mas com relacionamento técnico e financeiro perfeitamente clarificado.

A limpeza, manutenção e embelezamento de toda a Ilha Graciosa são acções que poderiam muito bem ser um exemplo de um projecto partilhado por todas as estruturas autárquicas da Ilha (Juntas e Câmara), já que pode gerar condições propícias ao desenvolvimento do Turismo e, como obrigatoriamente um projecto deste tipo deverá ter a participação activa de todos, terá a vantagem de envolver as populações e criar assim novas esperanças num futuro melhor. Esta ideia deverá ter na sua génese dinâmicas de cooperação e deverá também respeitar as especificidades de todas as freguesias e lugares.

Paralelamente e em complemento, é preciso criar e implementar estruturas de apoio como o posto de informação turística, proteger o património público construído e natural, criar esplanadas, limpar toda a ilha, colocar novo mobiliário urbano, criar zonas de sombra, manter os actuais e criar novos jardins e zonas de lazer, requalificar e criar novos miradouros, ampliar e proteger a praia e ainda requalificar todas as zonas balneares. A acompanhar a sua execução não poderia dispensar-se uma campanha de sensibilização junto das escolas e colectividades, para garantir a sua eficácia ao longo dos tempos.

Esta ideia é transversal a muitas áreas e sobretudo aos projectos estruturantes em curso, por isso não deveria ser adiado muito mais, pois é de baixo custo e de implementação fácil, já que a população local e os estabelecimentos comerciais estão na linha da frente como primeiros beneficiários.

Sem comentários: