19 de maio de 2011

Quando vencem os melhores

É sempre com grande satisfação que os Graciosenses assistem a momentos como este. Diria mesmo que é com orgulho que os Graciosenses vêem qualquer clube desta ilha ter bons resultados a nível associativo ou a nível regional.

É verdade que esses momentos não têm tido a frequência desejada, mas é preciso ressalvar que quando acontecem, e tem sido vários ao longo dos anos, têm um significado muito especial, porquanto a relação da Graciosa com as outras ilhas, com quem competimos, é desequilibrada. É a desigualdade no campo de recrutamento, é a diferença do poder económico, é a facilidade de acesso à formação, entre outras.

No passado dia 15 de Maio de 2011 o Sporting Clube de Guadalupe sagrou-se campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, perante o seu público, num jogo de tudo ou nada.

Este feito, inédito neste clube, confere-lhe o direito de participar na próxima época na Série Açores da III Divisão Nacional de Futebol. Foi em ambiente de grande euforia que assistimos ao regresso de uma equipa representativa do futebol Graciosense a uma prova de cariz nacional.

O Guadalupe, como é mais conhecido, é o clube que mais provas locais tem arrecadado e o que terá ido mais longe em provas em que representava a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Esteve presente em três finais da Taça Açores e representou aquela associação na Taça de Portugal por duas vezes, tendo sido afastado já na 2ª eliminatória em ambas. Os juniores B também foram campeões da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. 

Se até aqui o percurso para este clube de maneira nenhuma terá sido fácil, ninguém dúvida que a partir de agora tudo será necessariamente mais complicado. A prova é mais complexa do que as competições a que estão habituados, não só pela regularidade, mas também pelo nível de empenhamento que exigirá aos seus atletas, técnicos e dirigentes.

Agora há que planear muito bem a época, constituir o grupo de trabalho, formar um núcleo de apoio e procurar financiamento. E treinar. Treinar muito.

Tenho a certeza, e tendo em conta o que conheço dos clubes locais, esses factores não assustarão aqueles que estão ou que estarão envolvidos neste projecto.

Sem comentários: