1 de março de 2012

O desemprego como arma


Na passada semana ficamos a saber que o desemprego nos Açores se situava nos 15,1 %, valor mais alto do que o registado no conjunto do país.

Logo tivemos quem se apressasse a atacar o Governo Regional dos Açores acusando-o de não ter conseguido estancar este drama que afeta muitos Açorianos, sobretudo o mais os jovens. Basta folhear os jornais e logo se veem os títulos garrafais de crónicas dos comentadores políticos dizendo isso mesmo.

Esta reação era esperada. Ainda recentemente vimos caras com ares de consternação apenas pelo facto de na Região Autónoma dos Açores não ser encontrado um “buraquinho” nas contas públicas que fizesse render alguns votos. Agora o desemprego também é usado como arma de arremesso. Infelizmente alguma oposição funciona assim, tipo, quanto pior, melhor.

Fala-se muito dos jovens na busca de emprego, como se isto fosse um dado novo. As coisas não mudaram muito para os jovens, mas existem diferenças que importa revelar. Todos têm acesso ao ensino superior e quando isso não acontece existe uma enorme oferta de cursos técnico profissionais, que os qualificam e abrem portas ao mercado de trabalho. Quando acabam a licenciatura tem acesso a um primeiro contato com esse mercado através dos programas Estagiar, que, curiosamente, tem colocado muitos dos estagiários nas empresas onde cumpriram esse programa. Hoje qualquer jovem licenciado ou com formação profissional tem acesso a programas de empreendedorismo ou de criação do auto emprego.

Este flagelo do desemprego, usado indevidamente para caçar uns votos aqui e outros ali, tem afetado as regiões ultraperiféricas da Europa de uma maneira assustadora.

Nas diversas crónicas feitas por gente da oposição, nunca vi referências que remetessem o aumento do desemprego para a diminuição drástica do consumo, a redução do investimento, ou a falta de liquidez da banca para alavancar a economia, situações criadas pelo Governo Central que se orgulha, todos os dias, de, em matéria de cortes, ir muito mais além do que exige a troika.

Pela via das dificuldades de acesso ao crédito houve uma redução enorme da atividade no setor construção civil. O aumento brutal dos impostos fez diminuir drasticamente o rendimento das famílias, afetando o consumo e por isso o setor de comércio e serviços registou uma quebra sem precedentes. É por esse facto que todos os dias trabalhadores do comércio ou da construção civil engrossam os números de desempregados e isso deve-se às políticas desacertadas impostas pelo Governo da República, como facilmente se depreende.

O Governo Regional se não tivesse executado um Plano Regional de Emprego, se não tivesse criado mais de 21 mil novos empregos em 10 anos, se não criasse programas para empregabilidade para mulheres e jovens, se não apostasse na formação profissional e se não consolidasse o tecido empresarial, certamente que agora o problema do desemprego teria contornos muito mais graves.

E mais. O Governo Regional, enquanto esta conjuntura externa adversa atingia os Açores, tratou de minimizar os estragos, atacando o problema em várias frentes, nas empresas e nas famílias, passando pela agricultura e pescas e criando o Programa para a Promoção do Emprego e Competitividade para uma resposta imediata.

Uns, aproveitando a boleia desta conjuntura nacional e internacional desfavorável, tentam, desesperadamente, colar os seus efeitos nefastos ao Governo Regional sem apresentar uma única proposta para alterar esta situação, enquanto outros, por entre as dificuldades impostas, respondem aos problemas que assolam os Açores e Açorianos com confiança e determinação.

1 comentário:

Anónimo disse...

A típica política do dizer que se fez e não se fez, muito elaborada a ver se desvia a água do capote.A culpabilização do governo da república, já é velha e pensava que já tinha sido abandonada, todos os açorianos já perceberam que a situação nacional foi criada pelo Sócrates e que este agora não tem outro remédio senão tapar os buracos na esperança de se voltar a conseguir lançar portugal.Quanto ao desemprego, 16 anos no poder, não foi culpa de mais ninguém, não foi do governo da república, não foi dos americanos nem dos chineses, foi do governo regional dos Açores e a conjuntura que levou a tal, já é bem conhecida, não se tape o sol com a peneira, os açorianos são cada vez mais instruídos como diz e cada vez menos vão nestas conversas.