5 de abril de 2012

Agradar a todos já não pega


Quando a presidente do PSD-Açores vem à Graciosa é em campanha, já sabemos. Noutra condição nunca cá põe os pés, mas isso é uma opção dela e temos de respeitar.

Normalmente escolhe estes momentos para dizer umas coisas que nem lembram ao diabo. Desta vez deu a ideia que quer resolver os problemas dos agricultores e da agricultura Graciosense.

É caso para perguntar:

. Onde andava esta senhora quando o leite era pago irregularmente e com mais de 12 meses de atraso?

. Onde estava quando a fábrica de laticínios fechou por não ter condições para laborar e os produtores ficaram sem rendimento e sem saber o que fazer ao leite?

. Onde andava quando o leite produzido na Graciosa era pago muito abaixo do preço pago em outras ilhas?

. Onde andava quando a Adega Cooperativa foi asfixiada financeiramente, pelo Governo do PSD, ao ponto de ter de encerrar portas?

. Onde andava esta senhora quando a agricultura definhava, sem quaisquer produções alternativas?

Estava no Governo. Podem dar as cambalhotas que quiserem para fazer passar a ideia que a Dra. Berta Cabral nada tinha a ver com isto, mas, o que é um facto indesmentível, é que fazia parte do Governo Regional da responsabilidade do PSD ou gravitava à sua volta. Por mais que os seus apoiantes queiram e tentem, nunca o poderão esconder.

Esta é que é a verdade. A Dra. Berta Cabral, naquele tempo em que os agricultores Graciosenses lutavam para sobreviver, podia fazer muito por eles, se quisesse, mas não fez absolutamente nada para evitar o colapso iminente de um setor que não tinha futuro à vista. Por isso nunca poderá isentar-se de responsabilidades na quase liquidação de um setor que foi necessário reerguer das cinzas a partir de 1996.

Hoje, felizmente, a Dra. Berta Cabral pode ver, quando por cá passa, uma agricultura moderna, com agricultores jovens e confiantes no futuro, com investimentos que rivalizam com os melhores dos Açores. Pode ver uma ilha que conquistou um elevado estatuto sanitário e com um rendimento por hectare superior à média regional. Pode ver a nova e moderna fábrica de laticínios, cuja construção o Governo a que pertenceu nunca teve a coragem de fazer. Pode ver que os produtores de leite recebem a tempo e horas, tal como pode apreciar investimentos em floricultura e horticultura, inexistentes no seu tempo. E pode constatar, ainda, que existem projetos importantes em desenvolvimento como a Adega e Cooperativa, o Centro de Recria ou o Matadouro Industrial.

Ainda não há muito tempo esteve cá e falou muito bem deste setor, tal como o tinha feito a Dra. Maria do Céu Patrão Neves, mas agora mudou repentinamente de opinião. Porque será? Só pode ser por as coisas não lhe estarem a correr de feição.

A presidente do PSD-Açores, nesta sua frenética pré-campanha, preocupa-se em estar com estes e com aqueles, prometendo tudo, numa estratégia de agradar a todos, que, como se sabe, é contrária ao sentido de estado que um candidato a presidente do Governo deve ter.

1 comentário:

MILHAFRE disse...

Realmente essa Srª Drª é uma mistificadora e «engremeira».

Tal e qual os seus comparsas portugueses, a Srª promete a Terra do Leite e do Mel.

Durante a campanha é só facilidades, apoios e promessas de «amanhãs que cantam».

Depois da ressaca - e atingido o ojectivo do «poleiro» - começam a cortar, a infernizar a vida dos pacatos cidadãos e a arranjar bons negócios pata os amigos e família.

Nada do que já vimos com o actual PM, a nova versão do Pinóquio.

No meu blogue «Azores Forever» aborda essas questões num post que ainda hoje publique sob o título «Muito Queijo Por Um Escudo».

Cumprimentos,