19 de dezembro de 2005

Vida difícil

O Sport Clube Marítimo venceu ontem (domingo) o Lusitânia da vizinha ilha Terceira, conhecido candidato à subida. Quanto a mim não só ganhou, como ganhou muito bem e ao contrário do que aconteceu noutras situações, a equipa graciosense conseguiu defender o golo de vantagem, que alcançou bem cedo, sem abdicar do ataque. Apesar de grande parte do jogo se ter desenrolado no meio campo do Marítimo, o seu guarda-redes poucas vezes foi chamado ao trabalho. Isto diz quase tudo sobre este encontro.

No final do jogo foi visível o desalento por parte de jogadores e treinador forasteiros, o que é absolutamente normal, mas já o seu presidente que, com gestos que eram visíveis em toda a bancada, tentava arranjar uma desculpa para uma derrota que, segundo se poderia perceber pela exuberância gestual, seria forjada. Nada de mais errado. Aquele senhor apenas se pode queixar da sua equipa, pois foram os seus jogadores que optaram por um jogo mais duro, por vezes roçando a violência e mesmo a agressão e por isso foram castigados com duas expulsões, que até pecaram por escassas. A equipa de arbitragem com certeza terá errado aqui e ali, mas, quanto a mim, fez um trabalho positivo e não teve qualquer influência no resultado.

Serve esta introdução para levantar algumas questões ao que se tem passado na arbitragem nesta competitiva série Açores. Tenho ouvido sistematicamente queixas de arbitragens em determinados campos e, normalmente, recheadas de histórias que envolvem jantares com dirigentes, automóveis alugados, recepções nos aeroportos, enfim, toda uma panóplia de esquemas que dão muito que pensar. É capaz de haver, por vezes, algum exagero motivado pela febre clubista, mas lá que os problemas existem é verdade, segundo muitas das vozes que tenho escutado ultimamente.

Acredito que a maior parte dos árbitros são pessoas sérias, uns mais competentes que outros, e por isso é muito mau julgarmos o todo pelas partes, mas também sei que num meio destes, como em muitos outros meios, existem pessoas sem escrúpulos. Acho que é eticamente incorrecto e reprovável um árbitro aceitar qualquer tipo de benesse de um clube. Esses casos deveriam ser denunciados, para continuarmos a acreditar na verdade desportiva.

Ouviu-se falar muito no apito dourado das ligas profissionais, mas parece-me que por cá é preciso dar alguma atenção a este fenómeno que, de tão repetitivo, já parece normal e quando assim é, é porque já estamos a bater no fundo.

O Sport Clube Marítimo é uma equipa pequena, de uma ilha pequena e isso incomoda muita gente. Não devia, dizem muitos, mas incomoda, dizemos nós. Já dizia Indira Gandhi, “é um grande privilégio ter vivido uma vida difícil”. Força, porque para a frente é que há caminho…

Sem comentários: