7 de julho de 2011

A marcha com exemplo

É do conhecimento geral que criar ou construir algo de útil dá muito trabalho e exige por parte dos promotores alguns sacrifícios pessoais, isto para além de ficarem mais expostos a invejas incompreensíveis por parte, a maioria das vezes, dos que nunca conseguiram dar nada à sociedade onde se inserem.

É frequente ver-se sonhadores que, incapacitados perante os “fantasmas” das dificuldades, não conseguem por em prática os seus sonhos. Vemos também nas nossas sociedades aqueles que, acomodados que estão, nem ousam sonhar. Por último há os que sonham e põem em marcha os seus sonhos, executando os projectos, lutando por eles, enfrentando as adversidades sem medo do fracasso.

Na nossa ilha vários são os exemplos da obra criada por voluntários que, sacrificando os seus tempos livres, executam os seus sonhos e conseguem criar dinâmicas interessantes. Os exemplos são variadíssimos, desde a música, passando pelo desporto e a promoção turística, até aos movimentos corporativos.

A marcha “Graciosa cheia de graça” é um exemplo disso. Um punhado de gente teve a ideia e pôs mãos à obra, enfrentando os problemas que iam surgindo e conseguiu apresentar uma marcha nas Sanjoaninas, de tal modo que encheu de orgulho todos os Graciosenses, os que assistiram ao vivo e os outros, como eu, que visionaram através dos meios audiovisuais.

Não se pense que tenha sido fácil. Aliás, hoje em dia não há sucesso sem grande empenho e dedicação.

Fica aqui a prova que podemos estar entre os melhores. Podemos ser dos melhores na agricultura, nas pescas, no desporto, na música, nas marchas, etc.. Basta querer, acreditar e trabalhar. 

1 comentário:

lucia disse...

partilho a mesma ideia.
... o sonho comanda a vida....
mas não basta sonhar, é necessário agir e sobretudo nunca desistir!

No meu livro da 4ª classe havia um texto acompanhado de uma imagem de escalada de uma montanha, que dizia: "Querer é poder, quem quer pode, quem não quer não pode, querer é poder, querer é poder..."
...
The impossible just takes a little longer."