13 de junho de 2013

Por aqui se vê a diferença


São cada vez mais visíveis as grandes diferenças existentes entre o que se passa lá fora e o que acontece aqui nos Açores.

No continente o governo do PSD e do CDS/PP corta direitos, aumenta impostos e reduz a nada as conquistas de Abril, sem qualquer respeito pelos preceitos constitucionais.

Na passada terça-feira o Presidente do Governo dos Açores tomou a dianteira e resolveu, e muito bem, usar uma faculdade conquistada com a autonomia e mandou preparar um Decreto Legislativo Regional com vista a antecipar para julho o pagamento do subsídio de férias aos funcionários da administração pública regional, abrindo essa possibilidade também aos funcionários da administração local.

Vasco Cordeiro sustentou esta decisão com os impactos positivos que se irão sentir, em primeiro lugar, nas famílias que terão o seu orçamento aumentado e depois no tecido empresarial dessas ilhas que beneficiará com a entrada desses montantes na economia.

São cerca de 22 milhões de euros, só na administração regional, que foram sonegados a estes trabalhadores e que o governo do PSD e do CDS/PP da república, depois de obrigado pelo Tribunal Constitucional a recuar, só o queria devolver em novembro, como se tratasse de uma vingançazinha.

Não podemos ignorar que esta posição mereceu o apoio dos deputados do PSD/Açores que, com o seu voto, queriam que os funcionários da administração pública só recebessem em novembro o que é seu por direito próprio.

São duas maneiras tão diferentes de ver o mesmo problema.

Sem comentários: