7 de agosto de 2015

As festas

Ontem começaram as Festas em louvor do Senhor Santo Cristo dos Milagres, festas maiores da ilha Graciosa.

Nos últimos dias a praça engalanou-se de branco rendilhado, iluminaram-se as estradas, prepararam-se as tascas com petiscos e bebidas, subiram-se os palcos onde atuarão os artistas convidados, aparou-se a relva do estádio para os jogos de futebol, chegaram os toiros e os cavalos para a festa brava na praça do Monte da Ajuda, os ganadeiros locais escolheram os toiros para as touradas à corda, as filarmónicas ensaiaram pela última vez, a igreja preparou-se para o grande momento das festas, a procissão de domingo. 

Os funcionários da Câmara Municipal não pararam. Corriam de um lado para o outro para resolver pequenas coisas que tinham de estar prontas quando as festas arrancassem.

Nas nossas casas prepararam-se as comezainas para brindar os familiares e amigos que nos procuram nesta altura e sacudiu-se a colcha mais bonita que irá para a janela quando passar a procissão.

Os emigrantes têm chegado aos poucos ao longo do último mês. Juntam-se aos familiares e “matam” as saudades que os assolaram enquanto estiveram longe e esperam por estes dias para os reencontros com amigos. Alguns tiveram oportunidade de estar nas festas das nossas freguesias e lugares que já ocorreram, outros ainda terão oportunidade de ir às festas que acontecerão até setembro.

Tem sido uma roda-viva. É sempre assim. Os Graciosenses esperam pelas suas festas com grande expetativa e alguma emoção que só os ilhéus entendem.

Bons festejos.

Sem comentários: