19 de fevereiro de 2016

Não vale tudo

Terminaram os trabalhos da Comissão de Inquérito aos Transportes Marítimos de Passageiros e Infraestruturas Portuárias com a apresentação e discussão do respetivo relatório na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que aconteceu na última terça-feira.

Foram dez meses de trabalho, onde se incluiu a audição de vinte e uma personalidades e análise de cerca de sessenta mil páginas de documentação de vária ordem, onde se incluía os relatórios de especialistas na matéria.

Esse trabalho culminou com a elaboração daquele relatório aprovado com os votos a favor do PS, as abstenções do CDS-PP e do PCP e ainda com os votos contra do PSD, apesar de 80% das suas conclusões terem sido aprovadas por unanimidade.

A criação de uma comissão deste tipo é perfeitamente legitima e prevista na legislação em vigor e até desejável quando se sabia que havia também a necessidade de procurar respostas para o acidente mortal que aconteceu em S. Roque do Pico a 14 de novembro de 2014.

O Partido Socialista esteve nesta comissão de uma forma empenhada e responsável mas sempre demonstrou a sua indisponibilidade para fazer política à custa de uma tragédia.

Infelizmente em todo o processo houve diversas tentativas de aproveitamento e de condicionar os seus resultados, nomeadamente fazendo uma escolha cirúrgica e parcelar de audições e da documentação com uma clara intenção de branquear o que realmente se passou em comissão, com o objetivo de condicionar a opinião pública.

Houve quem se apressasse a criar, em primeiro lugar, um alvo a abater e depois tentar construir uma série de argumentos para atingir esse fim.

No seguimento deste comportamento, tivemos a infelicidade de assistir ainda a um momento que em nada dignifica quem o perpetrou. O relatório ainda nem tinha sido lido pelos membros da Comissão já o projeto de conclusões andava na comunicação social de forma ilegal e ilegítima, revelando uma intenção clara de confundir as pessoas.

Na política não vale tudo, mas infelizmente há quem atue sem escrúpulos para atingir os fins a que se propõe utilizando este métodos lastimáveis.

Sem comentários: