11 de março de 2016

Está aí o Orçamento de Estado

O Orçamento de Estado para o corrente ano está em discussão na especialidade depois de ter sido aprovado na generalidade na Assembleia da República.

Dentro de poucos dias será a vez deste documento voltar ao Plenário para, desta feita, ser sujeito à votação final global, último passo neste processo legislativo antes da sua publicação.

Este documento marca o início de um novo ciclo na vida dos Portugueses, com a saída da austeridade extrema imposta por quem, muito orgulhosamente, achava que só se resolviam os problemas de Portugal através do empobrecimento e da retirada de direitos e benefícios.

O entendimento entre as várias forças políticas foi fundamental para criar uma nova maioria na Assembleia da República e, agora, essa concertação voltou a ser importante para construir o Orçamento que irá devolver aos Portugueses o que lhes foi sonegado, incluído a esperança num futuro melhor.

Para os Açores este Orçamento marca um novo tempo na cooperação entre a Região e a República, com um melhor entendimento das nossas especificidades e também resolve a reciprocidade entre o Serviço Regional de Saúde e o Serviço Nacional de Saúde, o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira e as isenções da Segurança Social para os agricultores.

Estamos neste momento a atravessar um momento de viragem no relacionamento entre a Região Autónoma dos Açores e a República, havendo, por um lado, o reconhecimento do valor dos Açores na projeção de Portugal e o cumprimento da Lei de Finanças Regionais, ao contrário do que acontecia com o anterior Governo.

Os que esperavam que nada disto resultasse, os que esperavam ver o executivo de cócoras perante a Unidade Europeia, os que esperavam o fracasso no processo de consensualização, primeiro na aprovação do programa de Governo e depois no primeiro Orçamento, podem esperar sentados e pensar noutra artimanha para tentar destabilizar a ação governativa.

Sem comentários: