29 de abril de 2016

Prestar contas

Na passada quarta-feira a Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa analisou e votou os documentos de prestação de contas da Câmara Municipal, referentes ao ano 2015.

Estes documentos, e cito o Revisor Oficial de Contas, “apresentam de forma verdadeira e apropriada a posição financeira do Município de Santa Cruz da Graciosa”.

O total da Despesa foi de cerca de 4 milhões de euros, com uma taxa de execução na ordem dos 85%, a melhor dos últimos 14 anos.

Na execução anual das Grandes Opções do Plano constata-se que, em 2015, foi atingido a taxa de 79%.

No período de 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano em análise foi ainda possível amortizar 12,3% do valor da dívida bancária, que no final do ano se situava em apenas 1,7 milhões de euros, muito abaixo da capacidade de endividamento que é de 2,8 milhões de euros.

Os compromissos futuros não condicionam, quer económica, quer financeiramente esta edilidade.
Apesar destes números refletirem a boa gestão do município, era possível fazer-se mais se os fundos comunitários estivessem disponíveis.

O atraso inacreditável na regulamentação dos fundos comunitários, da responsabilidade do Governo da República, obrigaram esta Câmara Municipal a adiar alguns investimentos importantes, como o Parque Industrial, os Pauis, o projeto Grotas II, cuja comparticipação é imprescindível para os executar.

Mesmo assim, a Câmara fez um esforço para requalificar o parque escolar, reabilitar os bairros sociais, apoiar a habitação degradada, reequipar o Centro Cultural, adquirir mais terrenos para o Parque Industrial, atribuir bolsas de estudo, incentivar a natalidade, apoiar as instituições desportivas e culturais e transferir competências para as Juntas de Freguesia.

Ainda mais importante: a Câmara Municipal alocou verbas importantes para os programas de emprego, que deu dignidade e rendimento a muitas famílias Graciosenses que se viram privados de emprego devido à crise que assolou o país.

A Conta de 2015 do Município de Santa Cruz da Graciosa foi aprovada por maioria e o seu Executivo e os seus colaboradores viram, deste modo, renovada a confiança no trabalho desenvolvido em proveito do concelho.

Sem comentários: