19 de outubro de 2011

Voto de Congratulação

A Associação dos Agricultores da Graciosa completou 25 anos de existência no passado dia 11 de Julho.

Foi fundada em 1986 por Luís Vasco de Barcelos Machado Gregório, Manuel Ávila da Cunha, José Orlando Bettencourt Santos, João Toste Ferraz, Manuel Isidro Bettencourt Luz, José Luís Coelho Albuquerque Coelho, Hélio Manuel dos Santos, Roberto Augusto Pereira, Luciano Manuel Bettencourt Mendonça, João Manuel Correia Picanço, José Manuel Silva Ramos, Dagoberto Manuel Cunha Boga, Almerindo Serpa Pires Mendonça e Francisco de Assis Barcelos Machado Bettencourt.

Desde cedo esta Associação, de acordo com o articulado dos seus estatutos, dedicou-se à defesa dos interesses dos seus associados junto de parceiros e entidades oficiais e à busca de soluções para os problemas colectivos que afectavam e afectam este classe.

É certo que a sua fundação coincide com um período em que a agricultura definhava naquela ilha, altura em que a produção de leite chegou a ser suspensa e em que os agricultores temiam pelo seu futuro. No entanto o seu trajecto, nos últimos anos, está ligado à modernização deste sector económico que é preponderante para a economia da Ilha Graciosa.

Esta entidade acompanhou o esforço do Governo dos Açores, na procura do estatuto sanitário de excelência, na construção da nova fábrica de lacticínios, na constituição de núcleos de raças puras com vocação de carne, no apoio e acompanhamento aos agricultores em projectos de modernização das explorações, no reforço das acções de informação, de formação profissional e de vulgarização agrária, etc..

Na sua história também cabe a criação de alguns serviços de apoio aos sócios e neste momento, em parceria com a Associação de Jovens Agricultores Graciosenses, apoia o sector com serviços de inseminação artificial, contraste leiteiro e cortes de forragens com equipamentos auto motrizes adquiridos para o efeito.

Como projectos, os actuais corpos gerentes preparam-se para lançar, no início do próximo ano, serviços de medicina veterinária, nutrição animal e aconselhamento técnico para a elaboração de novos projectos. Entretanto aguardam decisões sobre a implementação de um centro de recria e acompanham a par e passo o projecto de transferência de embriões lançado pelo Governo Regional.

Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário no dia 19 de Outubro de 2011, emita o seguinte Voto de Congratulação:

“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo facto da Associação de Agricultores da Graciosa ter completado 25 anos de existência na senda de uma cabal defesa dos interesses dos Agricultores Graciosenses.

Esta congratulação é extensiva a todos os seus sócios, funcionários, direcção e restantes órgãos sociais.”

Do presente voto deverá ser dado conhecimento, além da referida Associação, à Federação Agrícola dos Açores

Sem comentários: