9 de maio de 2013

Mais um menos um


Na passada semana ficamos a conhecer os cabeças de lista do PSD / Açores a 18 dos 19 municípios dos Açores.

E lá está. Mais uma vez o PSD / Açores não conseguiu fazer o pleno e apresentar de uma só vez todos os seus candidatos.

Já se está a tornar num hábito, pois como é sabido foi muito criticada a opção do PSD / Açores de não apresentar nas últimas eleições regionais candidaturas próprias em todos os círculos eleitorais.

É claro que para os eleitores esta foi também uma surpresa até porque já se tinham habituado a ver nos cartazes e nos panfletos de apelo ao voto uma insistência na imagem de 9 ilhas.

No entanto em Outubro passado a Ilha do Corvo acabou por ficar de fora e foi assim que o 9 do orgulho e da unidade regional se transformou num coxo e envergonhado 8, deixando para trás uma ilha e um povo.

Outra grande novidade daquela semana fértil em acontecimentos é a constatação de que Pedro Passos Coelho, e isso foi dito pelo próprio, não se demite mesmo em caso de derrota nas eleições autárquicas.

Posição idêntica já tinha sido assumida pelo Presidente do PSD / Açores que afirmou, na altura da sua eleição, que não se demitiria da liderança do seu partido caso perca as eleições de 2016.

Embora ambos os casos possam fazer transparecer falta de confiança, admitimos que no caso do segundo é perfeitamente compreensível por se tratar de uma liderança nova, ainda em estado de graça e com necessidade de afirmação. Já no caso de Passos Coelho temos de reconhecer que essa postura é, de facto, uma pena pois talvez a sua saída pudesse representar para os portugueses a renovação da esperança.

Sem comentários: