30 de julho de 2015

Todos juntos é mais fácil

O espírito de entreajuda tem acompanhado os Açorianos desde sempre, digamos que faz parte de identidade destas gentes que da partilha fizeram um modo de vida.

Nas festas do Espírito Santo, no cumprimento de promessas, nas vindimas, nas tradicionais matanças do porco e em muitas outras situações da vida do povo Açoriano, é comum verem-se homens, mulheres e crianças entregues ao trabalho para que tudo corra bem aos seus familiares, aos seus amigos ou à sua comunidade.

O Município de Santa Cruz da Graciosa e as quatro Juntas de Freguesia, têm conjugado esforços com outras entidades públicas no sentido melhorar a vida dos residentes e visitantes, de embelezar a ilha e dotar as zonas balneares com mais qualidade e segurança.

Por vezes há a tentação de enveredar por outro caminho, um caminho mais fácil: nada fazer e passar a responsabilidade para outros. Felizmente os nossos autarcas não seguiram por aí. Optaram pela via da entreajuda, ignorando questões de cor partidária e a sede de protagonismos fúteis.

O benefício para todos é bem visível um pouco por toda a ilha. Mais flores, mais limpeza, zonas balneares mais apetecíveis e mais seguras e praças mais bonitas.

Não está tudo feito e nem tudo foi bem feito, decerto. Aliás, certamente que muito ainda há para fazer, mas o caminho realizado até aqui, com o empenho e dedicação de muitos, faz-nos pensar que é o caminho certo.

É conhecido que quando todos puxam para o mesmo lado, tudo se torna mais fácil e, no fim, lucram todos com isso.

Sem comentários: