23 de janeiro de 2006

Copiar e colar

Cavaco Silva venceu as eleições presidenciais 2006. É verdade que foi por pouco, mas venceu. Glória ao vencedor, honra aos vencidos. É assim a vida…

Confesso que esta derrota da esquerda para mim foi dramática. Se algum dos candidatos, perfilhados à esquerda, tivesse um bom resultado, isto é, um resultado que obrigasse a direita a uma segunda volta, o meu artigo desta segunda-feira estava feito: seria a sua biografia e mais nada... Era fácil, custava pouco, eu ficaria bem no retrato e ainda por cima não era um caso inédito. Á cautela, eu já tinha verificado e, de facto, estava tudo na Internet, não falhava nada. Mas o destino pregou-me esta partida e cá estou eu sem grande assunto para escrever, até porque não me apetece recorrer aos “mails” diários que recebo, nem a artigos de outras publicações. Copiar e colar, nos tempos de hoje, é trivial e está ao alcance de todos, mas, sinceramente, não faz o meu género. Há quem goste…

Enquanto divagava, veio à minha memória os meus tempos de escola e lembro, a quem me conhece mal, que nunca fui um grande aluno, primeiro pela estatura e depois pelo mediano aproveitamento escolar. No entanto há uma cena que jamais esquecerei. Certo dia a minha professora de Português incumbiu a turma de fazer um trabalho sobre um livro de Soeiro Pereira Gomes chamado Esteiros, livro que eu adorava e que ainda por cima já o tinha lido duas vezes. Senti-me bem no papel e confesso que nesse dia “dei o litro”. O trabalho saiu na perfeição, pensava eu.

Mas nestas coisas de testes e exames, e comigo era habitual, precisamos sempre de quem está ao nosso lado. Percebi que o “Manel” (nome fictício), ou não tinha lido o livro, ou não estava a “pescar” nada do assunto. Devagarinho, como quem não quer a coisa, coloquei o meu teste ao alcance dos desorientados olhos do “Manel”, tal como este já fizera comigo noutras situações de verdadeira aflição. Reparei no seu olhar agradecido e, sinceramente, fiquei orgulhoso por também poder ajudar.

O pior estava para vir. O “Manel” entregou o seu teste primeiro que o meu, até porque nestas situações é muito importante não dar nas vistas. Nunca me tinha passado pela cabeça que ele tivesse copiado, literalmente, toda a minha redacção e no fim ainda tivesse acrescentado, em forma de rodapé, tal como eu fizera, “trabalho escrito com uma BIC esfera fina”, brincadeira que eu tinha a mania de fazer com alguma frequência, mas que também expressava a minha preferência por aquele tipo de esferográfica.

Conclusão desta história: o “Manel” teve um bom mais e eu um simples suficiente menos, com a agravante de, no fim do teste, ainda ter visto averbado a seguinte nota a vermelho da professora: copiaste pelo “Manel”, grande coisa. O “Manel” disse-me calmamente, já depois de aliviado pelo stress da entrega dos testes, com aquele olhar maroto e de quem já nada tem a perder: "Ouve lá pá, a culpa é da professora. Eu até escrevi com BIC, mas a minha era de esfera grossa".

Foi uma lição. A partir daí não gosto de copiar nem de quem copia.

Sem comentários: