30 de janeiro de 2006

O cerco

Na passada semana realizaram-se as eleições legislativas na Palestina, claro que envolvidas em grande expectativa, primeiro pelos vizinhos e depois por todo o mundo.

Acredito piamente que qualquer país com interesses na área tivesse a sua preferência, até porque estavam e estão em jogo altos valores económicos e até de estratégia geopolítica, nalguns casos incompreensíveis e que, sinceramente, nem nos interessa perceber.

Depois de conhecidos os resultados eleitorais, houve grande algazarra e espanto por parte de alguns países, os países do costume, os chamados polícias do mundo.

Quando se foi a votos, de duas uma: ou se acreditava na democracia e nos seus valores ou então faz-se de conta que é assim e depois não se aceita o seu resultado, porque ele não foi de acordo com o que se pretendia. Esta é fase podre da democracia, aquela em que os mais poderosos querem mudar as regras a meio do jogo, para que os seus interesses sejam satisfeitos integralmente.

Será que alguém no seu perfeito juízo pensaria que na Palestina ficaria tudo como estava? Penso que não, nem os mais optimistas.

Naquela zona do mundo existem seres humanos da minha geração que nunca conheceram a paz, nem conhecem o seu significado, gente oprimida e obrigada a viver numa prisão no seu próprio país, gente que todos os dias vê crescer um muro à sua volta e também cerca as suas definhadas terras, tudo em nome da segurança de alguns.

Ainda há quem prefira morrer de pé a viver sempre ajoelhado, como afirmava Ernesto “Che” Guevara.

Sem comentários: