16 de janeiro de 2006

Open Internacional de Fotosub


No próximo dia 18 de Janeiro de 2006 vai ser apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) o I Open Internacional Fotosub Ilha Graciosa, que se realizará em Junho do corrente ano.

A ideia da realização deste evento de nível internacional surgiu logo após a realização do Campeonato Nacional, que se realizou na nossa ilha em Setembro de 2004, tendo em consideração a opinião de muitos participantes, membros dos júri e elementos da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, que garantiram ser a Graciosa um local de excepção para mergulho e fotografia subaquática devido, em grande parte, à beleza das inúmeras baixas existentes ao redor da Ilha.

Estas potencialidades já tinham sido referidas pelo professor Luís Saldanha na década de 70 em diversas publicações, onde defendeu, inclusivamente, a implementação de uma reserva marinha, mas sem prejuízos para a pesca profissional. Foi nessa altura também proposta a criação de um centro internacional de mergulho na baía do Filipe, projecto que não teve qualquer progresso devido, sobretudo, à inércia própria daquela época e a nebulosas dúvidas da sua utilidade. O professor Luís Saldanha, estava, de facto, a pensar 50 anos à frente…

Hoje em dia já ninguém tem dúvidas que a ilha Graciosa tem sido projectada e divulgada enquanto destino de eleição para mergulhadores. A quantidade e qualidade da fauna e flora subaquáticas garantem, por si só, o desenvolvimento deste nicho de mercado, sem pôr em causa o nosso rico e sensível património natural.

Os organizadores deste importante evento pretendem, nesta fase, divulgar a ideia e a marca junto dos operadores turísticos, dos clubes do país, das Federações internacionais e dos órgãos de comunicação social especializados.

O Open Internacional decorrerá em vária fases, sendo a primeira a inscrição com a apresentação do porte fólio, seguindo-se a selecção por um júri, no mês de Abril. Os apurados nesta fase virão disputar a prova que terá as seguintes categorias: ambiente sem mergulhador, ambiente com mergulhador, macro sem peixes, tema livre e peixes. No final cada fotógrafo apresentará 6 fotos, uma por cada tema, à apreciação do júri. Os prémios, que serão monetários, destinar-se-ão às três melhores colecções e também à melhor foto de cada categoria.

O financiamento será garantido, por uma lado, com a venda de publicidade e com a participação de um grande patrocinador e, por outro, contará com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e Governo Regional dos Açores.

Esta realização será, sem dúvida, mais um contributo para a afirmação de uma forma de turismo ecológico, que importa dinamizar, e, simultaneamente, terá o intuito de colocar a Ilha Graciosa como capital do mergulho nos Açores.

Sem comentários: