9 de agosto de 2012

Graciosa mais verde


Hoje, pelas 11 horas, irá proceder-se à assinatura do “Master Agreement” entre a EDA e a empresa Younicos.

Como é conhecido, a Younicos já trabalha no projeto de produção de energia limpa para a Graciosa desde há algum tempo. Na cidade de Berlim, onde a empresa tem a sua sede, foi realizada uma experiência em grande escala, onde foram feitos testes exaustivos e que provaram ser possível desenvolver a ideia de produzir e armazenar energia a partir de fontes alternativas.

 Representará um investimento total de 25 milhões de euros e pretende substituir o consumo de combustíveis fósseis para produção de energia por fontes amigas do ambiente, neste caso a eólica e a solar que, combinadas, serão suficientes para produzir 100% das nossas necessidades energéticas.

Sem dúvida nenhuma que a partir de agora nada será como antes. A aposta que o Governo dos Açores tem feito no ambiente tem dado resultados e este projeto, que foi distinguido com o Prémio Solar Europeu, irá permitir a esta ilha tornar-se numa ilha verde a muito curto prazo.

Este importante passo é, decididamente, o culminar de um processo inovador, que exigiu muita investigação e que, por isso, trará à Graciosa alguma notoriedade. Por outro lado permitirá, também, deixar um legado importante para o futuro.

Seguramente que este projeto será alargado a outras ilhas, tornando os Açores, cada vez mais, como um dos melhores locais do mundo para se viver.

Sem comentários: