16 de agosto de 2012

Ilha de chegadas e de partidas


Sempre fomos habituados a este frenesim próprio de um lugar pequeno. Uns chegam, para cumprirem uma função ou uma missão, enquanto outros partem para outros destinos para aí realizarem outra função ou nova missão.

Sempre fomos habituados a este fado de ver partir os amigos cuja amizade foi feita com base neste forma simpática com que recebemos quem nos visita. Por aqui, quem acolhe tudo faz para receber bem e quem é acolhido entrega-se surpreendido pela simpatia desinteressada dos locais.

Ontem, dia 15 de agosto, pude assistir a mais uma festa de homenagem ao Padre Dinis Silveira, a escassos dez dias da sua partida, neste caso na paróquia de Nossa Senhora da Luz. A população, reconhecida pela entrega do seu pároco, compareceu em força e agradeceu, à sua maneira, o seu esforço e a sua dedicação. Já antes o povo da Ribeirinha e de Guadalupe tinham feito também a suas homenagens.

Sobre a obra deste operário de Deus deixada nesta ilha já muito se disse. Sem dúvida que este homem deixa-nos, nesta sua passagem pela ilha Graciosa, uma marca que perpetuará por muitas gerações. Foram várias as suas intervenções, desde a requalificação de igrejas, capelas e altares, até à recuperação de imagens divinas, construção de salas de velórios e centros paroquias. Ele de facto esteve em todas as frentes.

Apesar deste seu interesse pelo lado mais material das suas paróquias, o Padre Dinis nunca descurou o lado espiritual do seu rebanho. Antes pelo contrário. Recuperou tradições religiosas, empenhou-se em catequizar os mais jovens, animou os mais idosos, confortou os doentes e apoiou os mais frágeis da nossa sociedade.

Porventura esta sua conduta não terá agradado a todos e até poderá ter causado alguma ciumeira nos meios locais. Mas foi uma obra notável, só possível porque o Padre Dinis Silveira se entregou de corpo e alma à sua missão, não se desviando um milímetro do essencial.

No dia 25 de agosto partirá um amigo, mas a amizade ficará para sempre no coração dos Graciosenses.

Sem comentários: