27 de setembro de 2012

Disparates e desespero


Isto deve estar muito mau para Berta Cabral. Nos últimos tempos apressou-se a prometer tudo a todos e agora nas visitas que faz por essas ilhas leva uma personagem de serviço que se limita a reproduzir o que os séquitos daquela líder querem ouvir.

Desde a inauguração do novo Centro de Saúde - espaço que Marques Mendes considerou como uma clínica privada talvez por ser uma estrutura de qualidade a que não deve estar habituado - que a oposição local elegeu aquela entidade para atacar como nunca se viu.  E ele, tal como um subserviente desta malta que por aqui anda, fez a figura que nem eu esperava de um comentador político de um canal nacional que está, de facto, a perder audiência.

Ninguém conseguiu perceber como esta figura foi capaz de fazer uma apreciação tão crítica sem saber do que falava. Só por maldade… Será que ele viu a Graciosa, será que ele sabia como era a Graciosa nos tempos do seu partido?

Perante a obra feita, perante um governo que apesar da crise nacional consegue manter apoios sociais a quem mais precisa, perante um governo regional que recusa aceitar o ataque do governo da república aos que menos podem, resta apenas a esta oposição optar pela maledicência.

Com este nervosismo todo de Berta Cabral e dos seus acompanhantes esqueceram-se do essencial: antes de criticar deveriam procurar conhecer e ver como funcionam as coisas. Esta ação talvez servisse para não dizerem disparates sobre o que não conhecem e talvez passassem a ter mais cuidado quando recebem informações de “zelosos” funcionários que não sabem distinguir o seu trabalho da sua intervenção política.

Tenho a certeza que se Marques Mendes, entre a tourada e a sardinhada, tivesse falado com outras pessoas e se procurasse conhecer esta ilha pela boca de outros que não aqueles que o rodearam, talvez ficasse a saber que a Graciosa e os Açores são bem servidos pelo serviço regional de saúde que é, em muito, superior ao do continente. Talvez ficasse a saber que no seu partido há quem distribua empregos pelos seus familiares, diretos e indiretos. Finalmente, poderia também aferir que outras famílias da sua área política abundam em alguns serviços da ilha. E mais… nesta visita Berta Cabral, muito preocupada com o resultado da última sondagem, acabou por fazer aquilo que acusa os outros: ofereceu cargos de chefia por um punhado de votos.

É o desespero.

Sem comentários: