18 de abril de 2013

Pescas


Discutiu-se esta semana na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores uma proposta de alteração ao regime do Fundopesca apresentada pelo Bloco de Esquerda.

O Partido Socialista inviabilizou este diploma justificando que o seu articulado penalizava os pescadores por reduzir os seus direitos.

Uma das questões levantadas, e que justificaram o voto contra, tinha a ver com o critério das descargas efetuadas. Enquanto o atual regulamento exige que o número de descargas mínimo para poder usufruir da compensação salarial é de 20 para as embarcações de pesca local e de 15 para a pesca costeira, a proposta do Bloco de Esquerda exigia 40 descargas nos últimos 12 meses como valor mínimo.

Outra divergência entre o proponente e a maioria tinha a ver com o pagamento da compensação salarial. O Bloco de Esquerda propunha o pagamento apenas uma vez por ano, sempre no mês de dezembro, enquanto o Partido Socialista entende que o Fundo de Compensação Salarial tem de ser ativado sempre que necessário, pois é isso que está na génese da sua criação.

A par desta discussão veio também à baila a questão das dificuldades que esta classe está a passar neste momento.

É conhecido e reconhecido que o inverno de 2012 foi muito rigoroso e que esse fator, sempre imprevisível, repercutiu-se nas capturas, como é óbvio. Também ao olhar para os números deste primeiro trimestre se infere que o ano de 2013 começou muito mal, com quebras nas capturas na ordem dos 50%. Esta inflexão relativamente ao mesmo período do ano anterior está também ligada ao mau tempo que temos vindo a sentir desde o início do ano.

Percebendo essas dificuldades sentidas pelos profissionais deste sector o Conselho Administrativo do Fundopesca já mandou ativar duas vezes, este inverno, este mecanismo de modo a compensar os pescadores pela quebra no seu rendimento.

No entanto olhando os números com mais atenção (conforme gráfico) percebe-se rapidamente que os anos 2011 e 2012 foram piores que 2010, de facto, mas é também percetível que nos últimos 11 anos 2012 foi o 4º melhor ano, quer em capturas quer em valor e 2011, também nesse período, foi o 2º melhor.

Sem comentários: