30 de janeiro de 2015

A propósito de um prémio

A empresa Organizações Filnor Lda. foi distinguida com o prémio Estatuto PME Excelência 2014 pelo seu desempenho económico-financeiro e de gestão.

Esta empresa, com atividade e sede na Ilha Graciosa, faz parte de um restrito leque de 29 empresas Açorianas, 3 de São Jorge, 6 da Terceira, 1 de Santa Maria e 18 de São Miguel, que cumpriram os requisitos para obterem essa honrosa distinção.

Este reconhecimento, associado a outros ligados ao desporto, à qualidade dos produtos locais, à qualidade ambiental e ao enorme esforço que agricultores e pescadores fizeram para se modernizarem, deve orgulhar-nos.

Vencer um prémio destes, sair vencedor num concurso de vinhos, ganhar um campeonato de ralis, ser vencedor numa série nacional voleibol, ser campeão em xadrez, ir a uma final da Taça Açores, vencer e bater um recorde no desporto escolar, não é para todos. São feitos difíceis de alcançar numa ilha com menos de 5.000 habitantes, pela dimensão da economia e pelo reduzido campo de recrutamento, mas possíveis, como a realidade tem comprovado no passado recente.

Num tempo difícil, em que vivemos enredados numa grande crise económica, financeira e social, nada melhor do que fazer uma introspeção para reconhecermos que temos muitas coisas boas e com valor.

As contingências conhecidas e os obstáculos nunca foram suficientes para quartarem a vontade de vencer dos habitantes desta terra. 

A cada um de nós compete lutar pela excelência e aos governos, regional e municipal, compete criar condições para que tal seja possível.

Sabe-se que temos ainda um longo caminho a percorrer porque não está tudo feito. Mas o que foi feito até aqui é muito mais do que falta fazer, não haja dúvida. 

Sem comentários: