17 de janeiro de 2013

Mais uma semana negra


Esta semana Passos Coelho veio aos Açores fazer um discurso hermético e descolorido. Aliás, a especialidade do primeiro-ministro é pintar de cinzento tudo o que diz. Enfatizou as dificuldades do país com convicção e acenou, a medo, com melhoras lá para a frente, que ninguém, no seu prefeito juízo, consegue vislumbrar.

Esta sua intervenção no congresso do PSD mereceu tímidos aplausos dos militantes do seu partido, talvez desanimados e desiludidos com a ineficácia do seu líder na resolução desta crise, que ele garante não ser da sua responsabilidade, mas que todos os portugueses sabem que foi ele que a precipitou logo a partir da sua tomada de posse.

Ficou também confirmado, através dos dados divulgados pelo Banco de Portugal na última terça-feira, que a recessão em 2013 vai ser mais grave do que se previa, com menos consumo e mais 88 mil postos de trabalho destruídos.

O desacerto deste governo, de matriz ultra liberal, é uma constante e, mais do que isso, é uma triste realidade que está a levar os portugueses ao desespero. Falham previsões atrás de previsões e continuam em frente. Faz lembrar a banda do Titanic que continuou a tocar enquanto o navio se afundava.

O relatório do FMI, encomendado pelo governo, contém uma série de propostas indiscritíveis que, a serem assumidas, irão esmagar, ainda mais, o rendimento dos portugueses. A OCDE também está por cá para colaborar na reforma do estado que, segundo se percebe, vai avançar a direito, sem esperar pela opinião de quem quer que fosse, tal como aconteceu com a reorganização das freguesias agora promulgada pelo Presidente da República.

A clima social por esse país fora é de tal gravidade que gente lúcida e com responsabilidade moral inatacável, como é o caso do Dr. Freitas do Amaral, já prevê a possível queda do governo de Passos Coelho.

Esta foi mais uma semana a correr mal.

Sem comentários: