21 de fevereiro de 2013

As pescas e a economia do mar


O peso que o sector das pescas representa na economia dos Açores (3,6% do PIB e cerca de 20% das exportações) atribui à Região enormes responsabilidades na sua gestão e, sobretudo, na preservação.

Os Governos dos Açores constituíram como objetivo prioritário nesta área a proteção da nossa Zona Económica Exclusiva, porque sempre foi reconhecido que, para além de uma atividade importante do ponto de vista da economia regional, configura-se também importante em termos sociais e mesmo culturais.

A perseverança neste desígnio, há muito reivindicado, deu frutos e permitiu aos Açores, muito recentemente, recuperar a exclusividade para a frota açoriana das zonas em redor dos montes submarinos, situadas para além das 100 milhas da nossa ZEE.

A aprovação da não obrigatoriedade de imposição das quotas individuais transferíveis, também veio ao encontro das pretensões do Governo dos Açores, garantindo, por esta via, que a gestão destas questões tenha a sua sede na Região Autónoma dos Açores.

A grande evolução verificada nos equipamentos (casas de aprestos, gruas, e pórticos de varagem), nos portos de pesca (com a construção de novos e intervenções nos existentes), a renovação da frota e a formação, trouxeram enormes benefícios, nomeadamente criando melhores condições de segurança, de trabalho e de habitabilidade, acentuaram a pressão sobre os recursos, que, sabe-se agora, são sensíveis e finitos.

Sem dúvida que estes fatores contribuíram para a dignificação da classe e consequente rejuvenescimento dos seus profissionais.

Por outro lado as oscilações nas capturas, nomeadamente na pesca demersal, vieram levantar outra questão que tem estado na ordem do dia: a gestão dos recursos. Aqui a Região também viu a União Europeia reconhecer a necessidade de financiar a investigação nesta importante fileira, dando a conhecer aos utilizadores do mar a sua real situação.

São estes avanços que nos permitem acreditar no futuro deste setor.

Sem comentários: