7 de fevereiro de 2013

Duas notícias


Passando em revista as últimas notícias, em pleno dia das comadres, duas sobressaem pela importância que têm para os Açores, muito embora sejam de sinais opostos.

A primeira prende-se com a aprovação no Parlamento Europeu de medidas para as pescas defendidas pelos Açores e a segunda tem a ver com as declarações do PSD sobre as dívidas da saúde.

No primeiro caso, a Região Autónoma dos Açores, soube-se agora, ganhou uma dura e longa batalha ao conseguir reservar a área à volta dos montes submarinos, para lá das 100 milhas, à frota de pesca açoriana, em exclusivo.

Esta pretensão antiga - e justa, diga-se - insere-se na estratégia que o Governo do Açores tem imprimido no sentido de ser a região a gerir os recursos marinhos existentes.

No caso das dívidas do Serviço Regional da Saúde, outro dos temas falados esta semana, ouvimos, sobretudo o PSD, tecer, durante vários dias, grandes considerações sobre o tema, que foi, inclusivamente, objeto de jornadas parlamentares.

Curiosamente estas manifestações do PSD surgem num momento em que o Governo dos Açores se prepara para, juntamente com todos os partidos políticos e parceiros sociais, celebrar um Compromisso para a Sustentabilidade do Serviço Regional de Saúde.
Esta colagem não será por acaso, certamente.

Sem comentários: