8 de novembro de 2012

O início de um novo ciclo


Esta semana tomou posse o XI Governo Regional dos Açores em sessão solene, um dia depois da instalação da nova Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, resultante das eleições de 14 de outubro de 2012.

Tal como o prometido na campanha eleitoral, Vasco Cordeiro nomeou um governo mais pequeno, com maiores cortes do que o inicialmente previsto, mais ágil e menos burocrático, com o objetivo de o tornar, afinal, mais perto dos cidadãos.

É o início de um novo ciclo que, indubitavelmente, terá pela frente novos desafios que se adivinham para os próximos tempos e que se preveem, também, difíceis e incertos, exigindo de quem nos governa rigor nas contas públicas e prudência nas opções políticas.

Os açorianos e os seus dirigentes saberão, como sempre souberam, ultrapassar as dificuldades que surgem, umas impostas pela natureza incontrolável e incontornável e outras fabricadas por esta crise económica. Os açorianos, que cresceram aprendendo a seguir em frente apesar das tempestades e dos vulcões, saberão, com toda a certeza, vencer, mais uma vez, estes desafios provocados pela situação económica do nosso país.

Neste dia Vasco Cordeiro, naquela que foi a sua primeira intervenção como Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, fez um apelo à participação de todos, ao diálogo e à concertação, dirigindo-se aos partidos políticos e movimentos sociais, no sentido de unirem esforços para defenderem de uma forma unissonante a Autonomia dos Açores, para, deste modo e dispondo dos mecanismos que esta nos proporciona, minorar os efeitos desta enorme crise de contornos desconhecidos.

Vasco Cordeiro, também nesta comunicação, avançou com as três ideias que conduzirão este governo: a criação de emprego, o reforço do apoio às empresas e o auxílio às famílias.

Estas importantes referências vêm, de certa maneira, contrariar as opções do Orçamento de Estado para 2013 que impõe mais austeridade e mais impostos e que impede a criação de riqueza e, por conseguinte, de emprego.

É caso para dizer que o XI Governo dos Açores, liderado por Vasco Cordeiro, não vai deixar ninguém para trás.

Sem comentários: